terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Grafite, coletividade e outras utopias

O grafite está tão presente nas grandes cidades que até parece que ele já nasceu assim, com esse ar moderno, cool e urbano. Mas não se deixe enganar pela marra e tatuagens transadas de alguns pichadores que circulam por aí pagando de "eu sou terrível". Perto dos pompeenses, o povo antigo que mais fez uso do grafite, eles parecem membros de uma boy band qualquer.
"Lerás, muitas vezes, em todas as paredes e em todas as colunas, muitos grafites escritos por muitas pessoas." Assim foi descrita a intensidade e a frequência do grafitismo em Pompéia, cujas paredes registram cerca de uma inscrição por adulto, homens e mulheres, livres e escravos, representados em dez mil inscrições. Basicamente como nos dias atuais, embora numerosíssimas, estas manifestações eram constantemente apagadas pelos dealbatores (literalmente: "que tornam a parede branca") que liberavam os muros... para novas inscrições!
A maioria dos grafites era feita no anonimato, isso quebrava a hegemonia dos meios de comunicação social por parte das elites e impossibilitava qualquer forma de censura ou limitação. Em outras palavras, o povo exercia uma ampla liberdade de expressão, algo completamente desconhecido das sociedades contemporâneas. Este caráter público do grafite possui traços únicos no contexto da criação cultural popular.
(Flávia Barros - 2 + 2)
A obtenção do graphium (ponta com que se escrevia em superfícies duras traçando um sulco) era fácil, mas este material permitia apenas a elaboração de pequenas inscrições, ao passo que as inscrições pintadas (tituli picti), eram, na maior parte, feitas por grafiteiros remunerados.
O grafitismo de Pompéia também é caracterizado pela construção de trabalhos coletivos: obras que eram constantemente modificadas, ganhando novas formas e significados através da intervenção dos transeuntes. Tudo isso para retratar a vida real, os combates entre gladiadores, suas necessidades imediatas, paixões e desafetos.
Arte é sempre uma conexão com o infinito, com algo que vai além da nossa existência fugaz. Talvez isso sirva um pouco para explicar toda a volúpia daquele povo em querer registrar suas vidas nas paredes, em insistir em fazer parte de algo maior. Através do grafite, eles ousaram transformar os muros que os prendiam em uma imensa tela, um céu pintado a mão, com todas as cores e traços do universo. Se deram conta de que todas as prisões, grades e muros escondem uma certa porta, uma gigantesca passagem para a liberdade, porque às vezes não é preciso destruir as barreiras para seguir adiante, basta ter imaginação e coragem para usá-las a nosso favor.

* Publicado em: Megalozebu e Acajutiba News.
**Texto de referência: Cultura Popular na Antiguidade Clássica, de Pedro Paulo Funari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário